Afinação de piano que esta abaixo do tom
Recebemos muitas perguntas sobre pianos que estão afinados abaixo da tonalidade padrão de 440 Hz com diversos tipos de questionamentos e muitas dúvidas principalmente sobre quais as consequências da afinação de piano abaixo do tom, possibilidades de afinação e eventuais procedimentos a serem tomados. Neste post tentaremos responder e elucidar o assunto de afinação de pianos em 400 Hz e fora de tom.
A afinação de piano
De inicio, para os menos informados sobre o assunto; Afinar o piano significa aplicar tensão sobre a corda para que a mesma vibre em determinada frequência emitindo ondas sonoras medidas em HERTZ (ondulações e comprimento de onda), ou seja, a corda é esticada ou afrouxada para subir ou descer a frequência emitida pela corda. Para manter a afinação do piano na tonalidade padrão, qualquer piano, seja novo ou usado, precisa ser afinador regularmente em intervalos que variam de 6 a 12 meses.
Por que e como o piano desafina
De inicio devemos ter em mente que assim que o piano estiver afinado em 440 Hz a afinação começa a cair gradualmente, entre 1/4 e 1/2 tom por ano, devido basicamente a 3 fatores conforme segue.
1 – Tensão das cordas
Para ser afinada a corda precisa ser tensionada, tal tensão força a cravelha no sentido contrário ao sentido da afinação fazendo com que a afinação regrida gradualmente.
2 – Alterações frequentes de temperatura
Variações de temperatura fazem com que as cordas do piano sofram frequentes dilatações e retrações, exercendo mais um menos tensão sobre as cravelhas, acelerando a queda da afinação.
3 – Alterações frequentes de umidade.
Alterações na umidade fazem com que as partes de madeira do piano ganhem ou percam volume, gerando pressão no cavalete de apoio das cordas, o que faz com que as cordas sofram maior ou menor tensão, novamente acelerando a queda da afinação.
Em termos de importância de cada fator sobre a afinação do piano, certamente as alterações climáticas são de grande relevância. Pianos alocados em locais com extensa amplitude diária de temperatura e umidade acabam por desafinar e desregular relativamente rápido, demandando afinações mais frequentes.
Com as alterações recentes e malucas do clima, afinar semestralmente o piano vem se tornando padrão.
Piano abaixo do tom
Dizer que um piano esta abaixo do tom significa dizer que o piano esta desafinado, enquanto dizer que esta 1/2 tom ou 1/4 de tom abaixo trata-se de um meio de quantificar o quão desafinado está o piano e quais meios devem ser adotados para se afinar o piano.
Como base, a intenção original é manter o piano no tom, portanto quando um piano esta abaixo do tom o procedimento é subir a tonalidade/afinação aumentando-se a tensão nas cordas do piano, evitando subir mais de 1/4 de tom por vez para não forçar as cordas do piano.
Subir a tonalidade de um piano é um procedimento simples e corriqueiro, basicamente trata-se de uma afinação padrão, porem mais demorada, por precisar ser feita gradativamente á fim de se evitar a quebra de cordas e aguardar a dilatação natural que a corda sofre após ser tensionada. No processo de subir o tom de um piano são feitas afinações em sequencia subindo-se + ou – 1/4 de tom a cada afinação e com certo intervalo entre cada.