afinação de piano

Afinação de Pianos

Primeiramente é importante ressaltar que a afinação de pianos não tem nada á ver com a reforma de piano e funcionamento do mecanismo de um piano.

A afinação de pianos não envolve serviços de regulagens, conserto de teclas que estão prendendo ou conserto e regulagem de mecanismo com problemas de funcionamento.

Se seu piano tem problemas de funcionamento antes da afinação, muito provavelmente ele não poderá ser afinado e mesmo que o afinador consiga afinar o piano certamente ele terá os mesmos problemas de funcionamento depois de afinado.

Entendendo a afinação de pianos

afinação de pianos

O funcionamento mecânico de um piano não será alterado com uma afinação de pianos. Caso seu piano tenha teclas prendendo ou esteja com o mecanismo danificado ou mau regulado você deve providenciar a visita de um técnico de pianos e solicitar um orçamento de reforma de piano. A afinação de um piano envolve apenas 3 partes do piano sendo elas o Cepo, Cravelhas e Cordas, partes estas que não fazem parte do mecanismo ou teclado do piano e não influenciam sobre o funcionamento do mesmo.

O preço de uma afinação de pianos

Quanto ao preço de uma afinação de pianos, esta é uma das perguntas mais frequentes feitas aos afinadores e técnicos de pianos. A resposta é relativamente complicada pois cada piano tem suas particularidades e seu estado de conservação e a frequência com a qual o piano foi afinado são determinantes para se chegar ao valor de uma afinação.
A afinação do piano cai naturalmente e gradualmente com o passar do tempo, por isso é fundamental que o piano seja afinado no minimo em intervalos anuais porem dependendo do clima, o ideal é afinar o piano em intervalos semestrais. Considerando que um piano em bom estado tem uma queda de afinação da ordem de 1/4 a 1/2 de tom por ano, se o piano ficar por 4 anos sem ser afinado ele provável mente estará 1 tom abaixo da afinação em 440Hz.

Afinação de pianos que estão abaixo do tom

Quando um piano está com a afinação muito baixa deve se subir a afinação do mesmo ao tom adequado tomando-se certos cuidados simples e com fatores res que devem ser considerados quando pretendemos afinar um piano que está abaixo do tom, conforme segue:
  1. As cordas do piano, apesar de serem de aço, tem uma certa elasticidade e quando o piano esta abaixo da afinação normal as cordas tendem a se retrair pelo fato de não estarem tensionadas, nestes casos quando elevamos a afinação a corda tende á lacear portanto é normal que o piano desafine em um espaço de tempo menor.
  2. Elevar a afinação mais de ½ tom em uma única afinação faz com que as chances de quebra de cordas subam consideravelmente.
  3. A presença de oxidação ou ferrugem nas cordas é bastante comum devido ao fato de que as cordas são feitas em aço carbono, a corrosão causada pela oxidação diminui a resistência das cordas fazendo com que a chance de quebra aumente.
Quando um piano é afinado regularmente o processo de afinação de pianos torna-se mais simples e rápido, normalmente o piano pode ser afinado com uma única visita do afinador e este processo leva geralmente entre 45 e 90 minutos.
Pianos que não foram afinados por um ou dois anos ou que sejam submetidos a mudanças drásticas de temperatura e/ou umidade normalmente requerem o que é chamado de afinação e repasse de afinação, este processo normalmente é feito com 2 ou 3 visitas do afinador.
Pianos que não são afinados há anos ou que não funcionam de forma adequada devem primeiro ser avaliados para assegurar que o instrumento é capaz de segurar a afinação, caso a estrutura do piano permita que o mesmo seja afinado  deve ser feito o serviço subindo-se lentamente o tom do piano para evitar quebra de cordas e queda rápida da afinação.

Resumindo a afinação de pianos

A afinação de pianos não envolve consertos e funcionamento do mecanismo do piano, quando o piano não funciona de forma adequada o ideal é procurar um bom técnico de pianos e avaliar a possibilidade de uma reforma de piano.
Quando o piano fica muito tempo sem ser afinado não é nada aconselhável que se tente colocar a afinação no tom correto em uma única afinação, o correto é subir afinação lentamente e por etapas.

Afinação de pianos e reforma de Pianos

Teclas prendendo e mecanismo que não funciona corretamente não podem ser resolvidos com uma simples afinação mas sim com uma reforma de piano.
O afinador de pianos afina o piano. O técnico de pianos é especialista em reformas de piano e corrige ou conserta a parte mecânica e estrutural do piano.
Nem todo afinador é um técnico de pianos e a maioria dos técnicos de pianos não são afinadores.