As Cordas do piano recuperação ou troca

Cordas para piano – recuperação ou troca das cordas do Piano

Na reforma de pianos um item de suma importância são as cordas, um bom técnico em reforma de pianos sempre verifica a sonoridade das cordas e ainda sua aparência estética.

O piano possuí 2 tipos de cordas conhecidas como cordas lisas e bordões.

As cordas lisas são as mais finas usadas na parte aguda e média do piano, feitas de fio de aço enquanto os bordões são as cordas mais grossas usadas na parte grave e médio grave do piano feitas de fios de aço com o seu diâmetro aumentado por fios de cobre enrolados longitudinalmente sobre o aço.

As cordas do piano normalmente duram por bastante tempo e se o piano for bem cuidado as cordas não tem prazo de validade, podem manter sua qualidade sonora por gerações de pianistas e não precisam ser trocadas a cada reforma de pianos.

Porem, as cordas do piano são sensíveis e podem ser danificadas ao longo do tempo quando expostas à alguns fatores como umidade, maresia, zinabre, entre outros. Nos casos em que as cordas são danificadas existe a opção de recuperação das cordas ou troca sendo que não são todas as cordas que podem ser completamente recuperadas.

cordas para piano