cepo de piano

Troca de Cepo de Piano

O cepo de um piano é uma parte fundamental para que um piano funcione corretamente.

O estado de conservação, a funcionalidade e estrutura física do cepo sempre devem ser avaliados com muito cuidado quando é necessário que o instrumento passe por uma revisão ou reforma de pianos

A função do cepo está relacionada a afinação do piano, o cepo é uma peça de madeira que fica sob a chapa do piano e serve para segurar as cravelhas que por sua parte servem para segurar as cordas dos piano e permitir que o piano seja afinado e principalmente que segure afinação pelo tempo esperado (de 6 meses á 1 ano).

Problemas comuns no cepo de piano

Os principais problemas encontrados em um cepo de piano são rachaduras causadas por extrema variação de temperatura e umidade, trincos por substituição incorreta de cravelhas e ainda de problemas causados por ataques de cupim.
Como o cepo de um piano é uma peça interna, na maioria dos pianos ele não pode ser visto e avaliado visualmente. Para avaliar e identificar problemas no cepo o técnico em reforma de pianos deve procurar por indícios que sugiram prováveis defeitos no cepo como cravelhas desalinhadas, perda rápida de afinação e sinais de cupim.

Troca de cepo do piano

Na reforma de pianos com defeitos no cepo o recomendável é a substituição da peça por completo. O cepo antigo é retirado e serve como modelo para que um cepo novo seja confeccionado artesanalmente e depois instalado no lugar do antigo. A imagem abaixo ilustra a estrutura de cepo e cravelhas de piano.
cepo de piano
A troca de cepo é um dos serviços mais complicados em uma reforma de pianos pois para alcançar o cepo o piano precisa completamente desmontado, começamos retirando o teclado e a mecânica, depois as cravelhas são removidas e o piano é desencordoado, então a chapa (harpa) deve ser retirada para que finalmente tenhamos acesso ao cepo do piano.

Trocando o cepo do piano

Na troca de cepo, como o piano já foi completamente desmontado podemos proceder com outros serviços que deixam o piano como realmente novo, as cordas podem ser limpas, o acabamento da tabua harmônica pode ser renovado, a chapa (harpa) pode ser pintada e as cravelhas antigas substituídas por cravelhas novas.

Quando trocar o cepo do piano

Caso seu piano não esteja segurando afinação de forma adequada solicite a vista de um técnico de pianos para lhe fazer um orçamento de reforma de pianos com troca de cepo ou cravelhas.