cravelhas para piano

Troca de cravelhas de piano que não segura a afinação

As cravelhas do piano são peças feitas em ligas metálicas que ficam afixadas ao cepo do piano e são de suma importância para a afinação de pianos.

O cravelhamento do piano tem como função esticar, afrouxar e segurar as cordas do piano permitindo que o piano seja afinado.

Podemos comparar as cravelhas de um piano com as tarraxas de uma guitarra, baixo ou violão, são as peças na qual mexemos para afinar o instrumento musical. Estas peças são de extrema importância e sempre devem ser avaliadas quando desejamos comprar ou vender um piano e  ainda no processo de reforma de pianos.

Vida útil das cravelhas do piano

Com o passar do tempo e sucessivas afinações as cravelhas de um piano tendem a se tornar menos firmes o que geralmente faz com que o piano não possa ser afinado no tom de afinação correto ou que perca a afinação em um curto espaço de tempo abaixo dos padrões de tempo de afinação esperados.

Troca de cravelhas do piano

cravelhas para pianoQuando as cravelhas já não seguram a afinação e o cepo do piano não está trincado, rachado ou danificado existe a opção da substituição de todo o cravelhamento antigo por um jogo de cravelhamento novo com um diâmetro milimetricamente maior o que faz com que o piano possa ser afinado novamente no tom e que segure a afinação por um período adequado e esperado para um piano de qualidade.

Como é feita a troca de cravelhas

O processo de troca de cravelhas ou cravelhamento do piano é relativamente simples, porem trabalhoso, repetitivo e relativamente delicado, deve-se retirar cada corda de cada uma das cravelhas, retirar a cravelha do cepo, coloca a cravelha nova no cepo e afixar novamente a corda, considerando que em média um piano padrão tem entre 230 e 250 cravelhas, seja ele vertical ou de cauda, certamente é um trabalho demorado e minucioso.

Selecionando um profissional e material adequado

Para este tipo de serviço é altamente recomendável que você procure uma oficina de pianos ou técnico em reforma de pianos que tenha bastante experiência e acesso aos materiais e ferramentas adequadas para a execução do serviço. Um serviço mau feito pode alem de danificar esteticamente a chapa (harpa) do piano ainda danificar de forma irreversível o cepo e as cordas do piano.