Recuperação e troca de teclado de piano

Em uma reforma de pianos um item que sempre deve ser observado é o estado das teclas de um piano.

As teclas de um piano são peças feitas em madeira tendo em uma de suas extremidades uma cobertura de plástico ou marfim.

A parte que vemos do teclado do piano, conhecida como parte frontal, é apenas uma pequena parte da estrutura completa de uma tecla, a maior parte da tecla fica escondida sobre o móvel do piano.

Na parte do teclado que não conseguimos ver estão localizados alguns encaixes, embuchamentos e pinos essenciais para o bom funcionamento das teclas e consequentemente, essencial para o funcionamento do piano.

teclado de piano
As teclas do piano são divididas em 2 partes conforme foto acima.
teclado para pianoA parte frontal é de simples manutenção, quando danificado fica amarelado ou faltando partes podemos fazer apenas dois serviços de reforma de pianos, o polimento de teclado ou a troca da cobertura do teclado. Veja foto da cobertura nova de teclado.

A parte posterior do teclado de um piano é de suma importância na reforma e restauração de um piano pois o teclado tem algumas partes e que servem para fixar as teclas impedindo que elas joguem de lado, batam. emperrem na tecla vizinha ou que façam muito barulho, aquele conhecido “tec-tec” quando o piano é tocado.

Os serviços mais comuns que precisam ser feitos nas teclas de um piano são.

Troca de embuchamentos frontais – embuchamento que serve para que as teclas não tenham jogo lateral.

Troca de ebuchamentos centrais– embuchamento que serve para manter a tecla no local correto e abriga o eixo central do teclado aonde é feito o movimento gangorra.

Troca e Reparo de apoio ou capitão – A parte final do teclado é responsavel por acionar o mecanismo do piano, mesta árte podemos um pino chamado capitão ou um feltro que devem ser verificados na reforma de pianos.

Recuperação e troca de teclado de piano
Rolar para o topo