Viabilidade comercial da reforma de pianos

Como já dito em outros artigos de nossos site, nunca é demais lembrar que:

Independente de marca, modelo, qualidade e estado de conservação, todo piano pode ser restaurado.

Porem quando temos um piano que precisa de uma reforma de pianos é interessante que tenhamos conhecimento a respeito do valor de mercado de nosso instrumento antes e depois que ele passar pelo processo de reforma ou restauro.

Desta forma poderemos saber se o serviço é financeiramente viável.

Valor de mercado após processo de reforma de pianos

A reforma de pianos é um serviço bastante complexo, minimalista, especializado e consequentemente caro, não importando muito qual a marca do suposto piano candidato à reforma.
No processo para se reformar um piano sem marca ou valor comercial pagamos praticamente o mesmo preço que pagaríamos para reformar um piano de marca renomada e alto valor comercial.
Pelos motivos citados, à não ser em reformas de pianos com valor sentimental ou histórico, devemos analisar a relação do preço da reforma contra o valor de mercado do piano após reforma.

Marcas que geralmente obtêm bom valor comercial após reforma.

Existem muitas marcas de pianos de boa qualidade, renome e alto valor de mercado que geralmente são dignos de uma reforma de pianos.
Entre as marcas estrangeiras, como as mais famosas e que atingem um bom valor comercial podemos citar a Steinway, Bechstein, Bluthner, Bosendorfer, Grotrian, Schiedmayer, Zeitter Winkelmann, Ronisch, Sponagel, Petrof, Schimmel, entre outras que merecem uma boa reforma de piano quando necessário.
Entre as marcas nacionais, os pianos da marca Brasil e ainda os pianos da marca Essenfelder são os que atingem os melhores valores de revenda no mercado nacional, geralmente são pianos que merecem passar por uma boa restauração ou reforma.

O que fazer quando a reforma de pianos não é financeiramente viável

Quando temos um piano de baixo valor de mercado podemos vender ele no estado em que se encontra ou caso a intenção seja o uso do piano podemos optar pela restauração ou reforma de pianos de forma parcial, com a tentativa de recuperação suficiente apenas para que o piano funcione sem grandes limitações, neste caso a reforma de pianos é feita com a intenção de colocar o piano em funcionamento sem grandes investimentos.
Viabilidade comercial da reforma de pianos
Rolar para o topo